quarta-feira, 23 de maio de 2012

O primeiro tempo em Barcelona

O que esperamos de Barcelona?
Curtir seus monumentos e arquitetura históricos, a gastronomia, a cultura e o legado das olimpíadas.
Já contratamos, aqui do Brasil, dois passeios pelo http://www.barcelonacitytour.cat/es/atencion-usuario/.
No primeiro dia do passeio vamos conhecer os pontos turísticos explorados nas duas rotas de ônibus, e no segundo dia vamos utilizar os ônibus (o segundo dia custa apenas 6 euros) para curtir os locais próximos ao tour.
Por exemplo, vamos conhecer uma champanheria próxima à Barceloneta http://maps.google.com.br/maps?q=champa%C3%B1eria+barceloneta&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&sa=N&tab=wl.
Nosso estilo é "acordar cedo para aproveitar o dia", e o dia é longo nesta época do ano, quando o sol se põe depois das 21:00 horas.
A princípio, a Casa Battló, Eglésia de Santa Maria del Mar, La Pedrera, La Sagrada Familia, Palau de la Musica Catalana, a Torre Agbar, os vestígios romanos, e o Parque Guell são os destinos de monumentos e arquitetura onde pretendemos nos deter um pouco mais. 
Pela Las Ramblas há de tudo um pouco, inclusive boa gastronomia, que começa, é claro, no La Boqueria.
Vamos beber os bons vinhos espanhóis, de Penedés ou não, e já elegemos o Monvinic para isso.
Então, vamos aguardar para ver como será.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Trecho Monpellier a Barcelona

Add caption

Saímos de Montpellier dia 16, e sabemos que estamos a apenas 3 horas e 20 minutos de Barcelona, mas poderemos conhecer Cadequés, o que vai custar mais 1 hora e 20 minutos. Se estivermos com disposição passamos por lá, do contrário, vamos curtir a noite de sábado em Barcelona, com um pouco mais de energia.
No fim, ainda teremos o domingo e a segunda-feira para explorar Barcelona e redondezas. 



Trecho Nice a Montpellier

Add caption

Iremos de Nice à Montpellier passando por Les Baux de Provence. São 2 horas e 50 minutos até Les Baux, ou seja, saímos cedo de Nice para podermos conhecer esta jóia da Provence, sabendo que Montpellier está a cerca de 1 hora de Lex Baux. No total serão 350 Km, mas ainda vai dar para conhecer a cidade onde foi criada a mais antiga escola de medicina da França.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Trecho de Florença a Nice

Add caption

Depois de três dias em Florença, e com as baterias recarregadas pelos ares da Toscana, precisaremos sair bem cedo para vencermos um primeiro trecho bastante longo na volta. Para os 420 km vamos precisar de 4 horas e 50 minutos até Nice. Vamos dormir aí, ou seja, a idéia é descansar do caminho.

Trecho Genova a Florença

Add caption

Este vai ser um trecho mais tranquilo, com 233 Km, que consumirá 2 horas e 50 minutos. Por esta razão, podemos sair um pouco mais tarde de Genova, mas o caminho é belíssimo, e vai ser muito difícil evitar de parar muitas vezes no caminho até a Toscana, onde chegaremos dia 11, e de onde partiremos de volta à Barcelona. 

Trecho Marselha a Genova

Add caption

Este trecho também é bem puxado, com 390 Km que consumirão 4 horas e 25 minutos.
Há muitos lugares maneiros pelo caminho, e vamos ter que controlar nosso ímpeto para podermos chegar ainda durante o dia em Genova. Nosso hotel é confortável, e afastado da cidade, ou seja, vamos conhecer a cidade no dia seguinte, antes de partirmos para Florença.



Trecho Barcelona a Marselha

Add caption

Chegaremos em Barcelona no dia 5 de junho, e ficaremos por lá até o dia 8 de junho, quando partimos para Marselha, fazendo uma parada em Arles, e outra em Aix du Provence. Serão 488 Km que demandarão 4:50 horas de viagem, ou seja, precisaremos sair cedo de Barcelona para chegar no Hotel em Marselha (Cabriés) ainda durante o dia.
A idéia é conhecer um pouco da Provence neste caminho, pois no dia seguinte vamos explorar o litoral.
Partiremos na manhã do dia 10 em direção à Genova.

O roteiro

Add caption

No total, sem computar a quilometragem rodada nas cidades e arredores, são cerca de 2.400 Km na rota ida e volta Barcelona - Florença, em 9 dias.

A motivação

A idéia da viagem é aproveitar o finalzinho da primavera, quando o clima já está com temperatura e regime de chuvas adequado para um bom passeio, em lugares especiais, a preços ainda bons.
Escolhi o período entre 4 e 19 de junho de 2012 para conhecer Barcelona, a França mediterrânea, e a Toscana.

O Planejamento

O preço da passagem de avião foi o elemento desencadeador da viagem.
A princípio, as passagens aéreas internacionais com bons preços envolvem escalas e o tempo total de viagem costuma ser longo.
Minha estratégia é pesquisar no http://www.viajanet.com.br para encontrar o período de menores tarifas, e depois partir para os sites das empresas.
Outro fator importante é o custo do aluguel de veículo, pois curto muito explorar um roteiro devidamente motorizado.
Para fazer a pesquisa utilizo os seguintes endereços:
http://www.ealuguerdecarros.pt/
http://www.alugueldecarrosaeroporto.com/
https://www.autoeurope.pt/car.cfm
A diferença de preços é absurda entre elas, dependendo do local de retirada do veículo, não apenas em cidades diferentes, mas também em pontos diferentes da mesma cidade, e do respectivo período de aluguel.
Uma vez definidas as datas de início e fim da viagem, e o período de aluguel do veículo, a partir de um macro roteiro, o próximo passo é detalhar o roteiro e fazer as reservas de hotéis.
Procuro equilibrar preço, conforto e localização. Nesta viagem a meta foi um custo de 90 euros, o conforto envolve as facilidades de um quatro estrelas, e a localização requer tranquilidade, acesso rápido a bons transportes públicos, ou estacionamento gratuito concomitante com facilidade de uso do veículo alugado.
Utilizo o http://www.booking.com para isso, pois tenho a opção do cancelamento gratuito, e não pago nada até me hospedar no hotel.
Uma vez definidas todas as paradas, com uma consulta prévia do potencial turístico de cada uma delas, considerando as distâncias e os tempos a serem consumidos, o próximo passo é definir o que fazer.
Todo o processo de planejamento precisa ser documentado com a impressão do seguro schengen, passagens, reservas do veículo, e hotéis, e dos roteiros detalhados, para ajudar na localização dos hotéis e etc.
Para finalizar, definidos os custos além dos das passagens, é preciso separar dinheiro em espécie, no caso euros,  e os de plástico, lembrando de avisar a gerência do seu banco que você estará viajando e terá despesas extras.
É muito importante ter um bom GPS, pois a chance de se perder pelo caminho é razoável para os que vão seguir apenas a sinalização viária, e quando isso acontece, a retomada do caminho é mais complicada, por isso uso o meu nokia navigator, e um nokia 500 com mapas previamente atualizados. 
Separei minhas receitas médicas, pois vou levar remédios, e vou levar um laptop para suporte à viagem.